COTOVELO A.P. + PERFIL



Fatores Técnicos

Tamanho do filme - 24 x 30 cm 
Divisão em metades, em sentido transversal 
Faixa de 48 kVp




Posição do Paciente:
Sentar o paciente na extremidade da mesa, com o cotovelo completamente estendido, se possível. 



Posição da Parte: 
Estender o cotovelo, supinar a mão e alinhar o braço e o antebraço ao eixo longitudinal da porção do filme que está sendo exposta. Centralizar a articulação do cotovelo em relação ao centro da porção do filme que está sendo exposta.
Solicitar ao paciente para inclinar lateralmente como é necessário para uma incidência AP verdadeira. (Palpar os epicôndilos para assegurar que eles estejam paralelos ao filme.)
Apoiar a mão, conforme necessário, para evitar movimento.



Raio Central:
RC perpendicular ao filme, direcionado para a porção média da articulação do cotovelo, que se encontra aproximadamente 2 cm  distalmente ao ponto médio da linha entre os epicôndilos.
DFoFi mínima de (100 cm)




Colimação: 
Colimar os quatro lados da área de interesse.



Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas: 
Visualizam-se a porção distal do úmero, o espaço articular do cotovelo e a porção proximal do rádio. 



Posição: 
O eixo longitudinal do braço deve ser alinhado com o eixo longitudinal do filme.
Nenhuma rotação é evidenciada pelo seguinte: aspecto dos epicôndilos bilaterais vistos em perfil; cabeça, colo e tubérculos radiais separados ou ligeiramente superpostos pela ulna. O espaço articular do cotovelo aparece aberto com a extensão completa do braço.



Colimação e RC: 
A colimação deve ser visível nos quatro lados da área do cotovelo acometido.O RC e o centro do campo de colimação devem estar na parte média da articulação do cotovelo.




Critérios de Exposição: 
Densidade ótima e contraste sem movimento devem permitir a visualização de detalhes de tecidos moles, margens corticais ósseas nítidas e trama trabecular óssea clara.




A Radiografia terá que ficar parecida com essa:





O Raio-X de cotovelo é muito parecido com o de antebraço, a unica diferença é que o tamanho do filme será menor, mas o posicionamento será o mesmo. Poderá usar um 24 dividido.





COTOVELO PERFIL
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL




Fatores Técnicos


Tamanho do filme - 24 x 30 cm
Divisão em metades, em sentido transversal 
Faixa de 48 kVp

Posição do Paciente:
Sentar o paciente na extremidade da mesa, com o cotovelo flexionado a 90° 



Posição da Parte: 

Alinhar o eixo longitudinal do antebraço com o eixo longitudinal do chassi o Centralizar a articulação do cotovelo em relação ao RC e ao centro do filme. 
Abaixar o ombro até que o úmero e o antebraço estejam no mesmo plano horizontal.
Girar a mão e o punho até uma posição lateral verdadeira, com o polegar para cima. o Colocar um suporte embaixo da mão e do punho para elevar a mão e o antebraço distal conforme necessário, em antebraços com grande massa muscular, até que o antebraço se torne paralelo ao filme para uma lateral verdadeira de cotovelo.




Raio Central:
RC perpendicular ao filme, direcionado para a porção média da articulação do cotovelo (um ponto aproximadamente 4 cm  medial à superfície posterior do processo olecraniano facilmente palpada)
DFoFi mínima de  (100 cm)




Colimação: 
Colimar os quatro lados da área de interesse.





Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas:
Visualizam-se uma incidência lateral das porções distal do úmero e proximal do antebraço, o processo olecraniano, os tecidos moles e coxins adiposos da articulação do cotovelo.



Posição:
O eixo longitudinal do braço deve estar alinhado com o eixo longitudinal do filme, com a articulação do cotovelo fletida a 90°.
Aproximadamente metade da cabeça do rádio deve ser sobreposta pelo processo coronóide, e o processo olecraniano deve ser visualizado em perfil.
Uma incidência lateral verdadeira é indicada por três arcos concêntricos do sulco trodear, sulco duplo do capítulo e da ulna e chanfradura trodear da ulna. Além disso, ocorre superposição dos epicôndilos umerais. 




Colimação e RC:
A colimação deve ser visível nos quatro lados da área do cotovelo acometido. o RC e o centro do campo de colimação devem estar no ponto médio da articulação do cotovelo.



Critérios de Exposição:

A ausência de movimento e densidade e contraste ótimos devem permitir a visualização de margens corticais e marcas trabeculares nítidas, assim como margens de tecidos moles de coxins adiposos anterior e posterior.



A Radiografia terá que ficar parecida com essa:





                                   


Raio-X também bem parecido com o perfil de Antebraço, só tem que pedir para o paciente dobrar o braço em um angulo de 90º ficando com o dedão para cima.
Poderá usar um 24 dividido.
Peça para o paciente abaixar deixando as articulações no mesmo nível e bata o Raio.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Copyright © RADIOLOGIA X |
Design by KALID HOBLOS | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube